Os Lisboa Navigators vencem os Lisboa devils pelo resultado de 20-19 para a primeira vitória diante do rival desde 2015...
A 30 de Abril 2023 os dois rivais da capital colidem para um jogo que prometia, mas ninguém esperava aquilo que tivemos a oportunidade de observar.
Desde logo com a ausência da equipa de arbitragem oficial para a partida, por questões que não interessa indagar, mas que não apareceram e obrigaram a um esforço conjunto entre elementos das duas equipas para moderarem o jogo bem como dois membros que estavam nas bancadas e que decidiram ajudar.
O jogo começou com uma entrada nervosa de ambos os ataques, ambos a não conseguirem grandes avanços ainda que a jogarem de uma forma “limpa e fluída”. O primeiro desbloqueio de marcador veio com um fieldgoal marcado pro Guilherme Solipa que seria a abertura de hostilidades na partida.
Resultado: Navigators 0-3 Devils
Entretanto depois disto os Lisboa Navigators foram ganhando confiança ofensiva, conseguiram começar a mover a bola e seria com um passe de Tiago Ladeira, quarterback da equipa da casa, para Jefton Paiva, o “Megatron”, que teríamos a primeira de várias mudanças de marcador da partida.
Resultado: Navigators 7-3 Devils
Ofensivamente os Devils mostravam muito nervosismo, Bernardo Solipa, quarterback dos Devils, não conseguia colocar o jogo de passe a fluir e eram apenas corridas de Jesuíno Furtado que davam jardas ofensivas.
Seriam os Navigators no entanto a marcarem novamente, uma jogada onde Tiago Ladeira foge do pocket, prolonga a jogada ofensiva e acaba por encontrar nas costas da endzone o seu alvo, David Silva, que faz um touchdown de belo efeito para a equipa da casa que dilatava assim a vantagem.
Resultado: Navigators 14-3 Devils
Ainda antes do intervalo seria a vez de Jesuíno Furtado capitalizar com tantas jardas e finalmente marcar o touchdown da equipa da casa. Na tentativa de ida para dois pontos, os Devils acabam por falhar com uma boa paragem defensiva da equipa dos Navigators.
Resultado ao intervalo: Navigators 14-9 Devils
Já na segunda parte os Devils parece que vieram mais bem alinhados para o início do terceiro quarto.
Seria o melhor drive da equipa a nível ofensivo, Jesuíno Furtado o principal responsável por mover a bola, mas alguns bons passes de Bernardo começavam a aparecer, sendo talvez o único drive onde conseguimos ver isso da equipa dos Devils. O touchdown seria uma consequência com Jesuíno Furtado a fazer o segundo da partida e dando a vantagem uma vez mais para a equipa dos Devils. O ponto extra seria marcado por Guilherme Solipa.
Resultado: Navigators 14-16 Devils
No terceiro quarto ainda teríamos novos pontos, novamente com Guilherme Solipa, desta feita com um fieldgoal de longo alcance que deixava a sua equipa na frente por um parcial inferior a uma posse de bola.
Resultado: Navigators 14-19 Devils
Já no último quarto as duas equipas defensivamente decidiram superar os seus adversários ofensivamente. Ambas a mostrarem bons ajustamentos, a jogarem de forma justa e com boa intensidade.
Seria no entanto o trabalho de Tiago Ladeira, quarterback dos Navigators, que acabaria por dar frutos com um passe para o “alto e vai buscar” de Jefton Paiva que no meio de dois a três adversários recebe e marca o touchdown da equipa da casa.
Resultado: Navigators 20-19 Devils
Os Navigators de forma sapiente tentaram ir para os dois pontos, mas não conseguiram, sendo que já dentro dos últimos dois minutos da partida, os Devils até conseguiram mover a bola até ao relvado defendido dos Navigators, mas acabariam por não conseguir traduzir em pontos essa ofensiva.
Num 4th down e apenas 1 jarda, seria Edinaldo Estrela, uma lenda do desporto em Portugal, a fazer uma placagem para perda de jardas a Jesuíno Furtado e garantir a vitória da sua equipa, a primeira da temporada.
Resultado final: Navigators 20-19 Devils num jogo bem disputado, sem casos de arbitragem, com boa intensidade e onde a melhor equipa venceu.