Arranque 14ª edição Liga Portuguesa Futebol Americano

O que esperar fora do relvado?

Enquanto arrancamos para mais uma temporada da Liga Portuguesa de Futebol Americano é importante contextualizar aquilo que podemos esperar para esta temporada, fora e dentro do relvado.

Fora do relvado parece que a liderança da Federação Portuguesa de Futebol Americano está uma vez mais sem rumo. Recentemente num artigo para o Expresso ficou claro que Rui Pedro Soares está de saída e que esta edição da competição será, aparentemente, regulamentada e trabalhada pelos próprios clubes.

Uma vez mais parece que o Futebol Americano em Portugal vai ter de clicar no botão de “reiniciar” no que diz respeito a liderança, sendo que a nível de paixão por parte dos principais intervenientes, a realidade é que isso nunca esteve nem está em falta sendo provavelmente o principal motor condutor da continuidade do desporto em Portugal.

E dentro do relvado?

Dentro do relvado para a 14ª edição da competição iremos ter sete equipas a disputar o título de campeões nacionais de Futebol Americano. Vamos conhecer essas equipas e saber aquilo que podemos esperar…

Depois de um Torneio Fundadores que decorreu durante a pré-temporada ter coroado os Cascais Crusaders como os campeões desse torneio, a equipa de Cascais parte na frente da corrida, uma vez mais, para se voltarem a sagrar campeões nacionais de Futebol Americano.

Liderados por Paulo Terrinca, Treinador Principal, a equipa de Cascais vai tentar o terceiro campeonato consecutivo e, são os grandes favoritos. Vão tentar repetir o feito que os Lisboa Navigators alcançaram (2009-2011) e com isso continuarem a escrever a sua própria história.

Os actuais vice-campeões nacionais, os Lisboa Devils, vão tentar finalmente quebrar o “enguiço” de ficarem sempre em número dois. A equipa que tem três campeonatos nacionais, ficou nos últimos dois anos a poucas jogadas de conseguirem somar mais títulos. 

A rivalidade com os Crusaders é real, mas em anos recentes tem sido a equipa de Cascais a imperar, será este o ano em que a equipa dos Devils liderada pelo Treinador Principal, e Quarterback, Bernardo Solipa, finalmente consegue quebrar esse registo menos feliz?

Outra equipa que regressa, e em força, são os Maia Mutts. A equipa do norte do país arranca para esta temporada depois de ir disputar a final do Torneio Fundadores, uma equipa que surpreendeu o ano passado, vistos como “underdogs”, este ano já não vão surpreender ninguém, pelo menos em expectativas daquilo que podem dar, que será certamente muito.

A equipa de Nuno Simões trabalhou a estrutura organizacional e neste momento são um clube que até apresenta várias modalidades além de Futebol Americano, até onde podem ir esta temporada?

Os vizinhos da região, os Salgueiros Renegades, carregam fortes expectativas para esta temporada. Depois de terem feito uma excelente campanha na temporada passada, a equipa liderada por Marcus Allex, vai tentar dar continuidade ao trabalho feito em vários parâmetros dentro da organização dos Renegades.

Uma equipa que conta com imensos jogadores experientes no panorama nacional do Futebol Americano, com forte ligação ao flag football através da melhor equipa nacional, os Gondomar Hammers, a expectativa é que esta equipa eventualmente consiga colher frutos desse trabalho feito. Será esta temporada?

Ainda mais a norte do país temos depois os Braga Warriors, uma das equipas mais históricas da competição e que volta com fome de sucesso.

A equipa liderada por João Pitrez está habituada a ser vista como a equipa “underdog”, mas a realidade é que ano após ano encontram forma de serem competitivos e de estarem em todos os jogos de forma equilibrada e consistente. Será que este é o ano em que conseguem surpreender tudo e todos e chegar ao derradeiro título?

E os derradeiros, Lisboa Navigators? A equipa de Lisboa, equipa mais titulada na história da competição, anda afastada dos grandes jogos e tem vivido na sombra dos rivais da cidade e região.

A equipa liderada por Daniel Silva conta agora com vários anos de experiência acumulada em bons rookies, continuidade dentro da casa a nível de equipa técnica e promete ser um osso duro de roer esta temporada. Será que voltam ao sucesso do passado?

Por fim, a “nova equipa” na competição, de nova tem apenas o nome. Os Lisboa Bulldogs, antigos Lisboa Lions, encontraram novo nome, novas cores e nova casa no Clube de Rugby de São Miguel, mas a vontade é a mesma, de ganhar jogos e chegar a uma final, conquistando o troféu.

Uma das equipas mais promissoras ao longo dos últimos dois anos, liderada pelo Treinador Principal Paulo Pillar, será que consegue finalmente este ano ultrapassar o rótulo de “equipa talentosa” para o de “equipa candidata”?

Deixamos o nosso “power ranking” de arranque de temporada onde acreditamos que os Cascais Crusaders são os grandes favoritos a vencer a competição.

Os Maia Mutts, Salgueiros Renegades, Lisboa Devils e Lisboa Bulldogs são as nossas apostas na luta pelos playoffs sendo que não haverá lugar para todas, pois apenas quatro equipas se apuram e, para nós, os Crusaders são a “aposta certa” deixando três outras vagas.

Por fim, os Lisboa Navigators e Braga Warriors, devem pensar no futuro e encarar o ano para trabalhar os alicerces, mas já sabemos como é o Futebol Americano, tudo pode acontecer e no alinhamento certo qualquer uma destas duas equipas pode carimbar um acesso aos playoffs estragando as aspirações dos seus adversários. Dificilmente acreditamos é que estas duas equipas tenham plantel para lutar pelo título de campeões nacionais.

Encontramos todas as respostas a partir de Fevereiro e iremos dar a melhor cobertura possível a mais uma edição da Liga Portuguesa de Futebol.

Partilhar :