Lisboa Lions recebem os campeões em título, Cascais Crusaders, na sua casa…
Créditos: André Mendonça Sport Photography
Que grande jogo nos estava prometido, e foi entregue, na viagem dos Cascais Crusaders até casa dos Lisboa Lions.
O jogo começou com algum nervosismo por parte da equipa dos Lions, o seu ataque apesar de conseguir progredir no terreno, revelava alguma intranquilidade e não conseguia somar pontos.
O mesmo não pode ser dito por parte dos Cascais Crusaders, uma equipa que parece que vai
continuar onde tinha terminado a época passada, um ataque muito bem oleado, liderado por Matias Manuel na posição de quarterback e pelo poderoso runningback, Salvador Bolzoni, o segundo que acabaria por ser o protagonista do primeiro touchdown do jogo.
Resultado: Crusaders 7-0 Lions
A intranquilidade da equipa da casa continuaria, sendo que os Crusaders continuariam a capitalizar somando novo touchdown e dilatação no resultado quando ainda estávamos na primeira parte do jogo. O marcador do touchdown seria Francisco Lory num bom passe de Matias Manuel.
Resultado: Crusaders 14-0 Lions
Ainda na primeira parte surgia finalmente a resposta da equipa da casa, o nervosismo desapareceu e no seu lugar surgia confiança, um bom drive por parte dos Lions dar-lhes-ia o primeiro touchdown da temporada com o quarterback Alex Biebl a passar para Nuno Represas.
Intervalo: Crusaders 14-7 Lions
Na segunda parte continuava o bom jogo de Futebol Americano entre as duas equipas, os Crusaders entraram com a posse da bola para começar a partida e fizeram um drive fantástico.
Através de jogadas de corrida, passes rápidos, movimentações por detrás da linha de scrimmage,
os Crusaders usaram ciência e método para mover a bola, ganharem jardas e consumirem
relógio. O resultado acabaria por ser novo touchdown de Salvador Bolzoni que fazia o seu segundo touchdown do jogo.
Resultado: Crusaders 21-7 Lions
Mas a resposta não se fez tardar pelos Lions, e com belos e bonitos ajustamentos para a segunda parte, os Lions entram com uma formação sem qualquer runningback, alinhando com cinco jogadores na posição de Wide Receiver e Alex Biebl parecia um cirurgião a encontrar Paulo Alves, Marcos Ramos, Nuno Represas e eventualmente Gustavo Machado para novo touchdown no jogo.
Resultado: Crusaders 21-14 Lions
No entanto a ciência e método dos Crusaders voltou a fazer-se sentir, nova posse de bola ainda no 3º quarto, mas que se carregaria para o quarto final, e decisivo, com Bernardo Carvalho a ser o principal protagonista. Desde a bela chamada de jogada por Paulo Terrinca, treinador principal e
coordenador ofensivo dos Crusaders, que andou a ver demasiado filme de Andy Reid e dos Kansas City Chiefs e utiliza uma movimentação do seu Wide Receiver para posição onde recebe a bola diretamente do seu center e ganha um 4º down importante, até chamar a jogada final nessa sequência de jogadas, uma movimentação por detrás da linha, que culminaria em touchdown.
Resultado: Crusaders 28-14 Lions
Os Lions acabariam por ter um rugido final, novo drive já no último quarto, novo touchdown de passe de Alex Biebl, desta feita para Sukraj Singh e uma alento de esperança final para a equipa
da casa. Após este touchdown e estando a perder por oito pontos, houve a decisão dos Lions em jogarem para dois pontos, algo que não conseguiriam traduzir em pontos.
No entanto, apesar de um bom ajuste final por parte dos Lions defensivamente que lhes daria
ainda nova oportunidade no ataque, acabaria por ser também a defesa dos Crusaders a imperar com José Sarsfield, linebacker dos Crusaders, a conseguir interceptar o quarterback adversário e
carimbar uma vitória saborosa para os Crusaders.
Resultado Final: Crusaders 28-20 Lions naquele que seria o primeiro duelo entre estas duas
equipas na história da competição, um jogo bem disputado e que marcou um belo arranque de
fim-de-semana para a 13ª edição da competição.