Estamos no mês do NFL Draft onde vamos ter centenas de atletas a cumprirem o seu sonho de jogar na National Football League (NFL).
No entanto o mês de abril também acaba por marcar o arranque oficial do regresso aos trabalhos para a maioria das equipas e, obviamente, os responsáveis máximos das 32 equipas reúnem-se para falar de possíveis mudanças nas regras e como isso se irá traduzir para os dias de jogo.
Neste artigo iremos cobrir as principais mudanças que foram acordadas recentemente e que vão ter efeito imediato já para a próxima temporada da competição. Iremos separar entre “regras em dia de jogo” e “regras da competição”.
Regras em dia de jogo
- Terceiro desafio para os treinadores: Qualquer treinador que ganhe os seus dois primeiros desafios no decorrer da partida (quando lançam a bandeira vermelha) caso vençam esses desafios ganham direito a um terceiro.
- Uso do VAR (assistente de vídeo) para alterar uma decisão de o quarterback está em contacto com o chão ou fora do relvado.
- Uso do VAR (assistente de vídeo) para determinar se o tempo de jogada (o tempo que o quarterback tem até pedir a bola) já teria terminado, ou não.
- Uso do VAR (assistente de vídeo) para em jogadas de turnover ofensivo (fumble ou intercepção) verificar se houve alguma falta ofensiva cometida antes do momento do turnover. O anterior entra também para o caso da defesa ter cometido alguma falta nessa mesma jogada.
- As placagens “hip-drop” estão banidas da NFL.
- Regras do kickoff da NFL mudaram indo ao encontro de minimizar os impactos mais violentos que acontecem neste procedimento do jogo.
Regras da competição
- O final de período para trocas era a semana 8 e passa para a semana 9 da competição.
- A quantidade de vezes que se pode elevar um terceiro quarterback da equipa de “practice squad” para a equipa principal é inlimitada.
- Na pré-temporada de 2024 a NFL irá expandir o uso da tecnologia “Hawk-Eye” na cabine dos treinadores com a vontade de implementar totalmente para a temporada de 2025.
Olhando para as principais mudanças aquela que terá maior impacto será sem sombra de dúvida ser as regras do kickoff, o facto de se banir as placagens “Hip-drop” e a extensão do período para trocas para a semana 9.
Deixamos uns vídeos do novo modelo de kickoff que iremos ter na NFL que acabou por ser replicado da XFL e da ELF (European League of Football) sendo que na nossa opinião acaba por mitigar o grande problema que a NFL encontra com as lesões e, ao mesmo tempo, potencia ainda mais o jogo numa vertente ofensiva.
O que acham destas mudanças? Concordam que vai ajudar o jogo ou pelo contrário vai cada vez mais levar o Futebol Americano para um contexto menos físico? Deixem as vossas opiniões nas redes sociais do Tudo sobre Futebol Americano.