As contas da 14ª edição da LPFA

Temos de viajar até 2016 para encontrar uma edição da Liga Portuguesa de Futebol Americano, neste caso a 7ª edição, que trouxe tanta necessidade de cálculo matemático para percebermos quem se pode apurar aos playoffs.
 
Realisticamente, creio que nunca tivemos uma edição da LPFA tão “em aberto” e imprevisível como aquela que estamos a viver em 2024. 
Com 4 jogos por disputar, temos apenas 1 equipa apurada para os playoffs e 4 equipas a lutarem pelos restantes 3 lugares de acesso pelo que a emoção vai ser até ao final, isso está totalmente garantido. 
 
Deixamos então uma antevisão daquilo que ainda pode acontecer e o “caminho para os playoffs” as equipas ainda em competição:

Braga Warriors

Única equipa apurada até ao momento na 14ª edição da Liga Portuguesa de Futebol Americano faltando perceber qual vai ser a posição final sendo que no confronto direto com as restantes equipas têm vantagem contra Navigators e Crusaders, mas não contra Renegades nem Devils.
 

Salgueiros Renegades

Com o jogo entre Salgueiros Renegades e Maia Mutts cancelado (e ainda sem posição oficial da repetição dele), a equipa dos Renegades tem três possíveis cenários:
 
1. Caso vençam os seus dois jogos ficam em 1º lugar com o melhor registo da fase regular e garantem que jogam em casa o primeiro jogo da fase a eliminar.
2. Caso vençam um dos jogos, contra Mutts ou Navigators, estão também apurados.
3. Caso percam ambos os jogos estão eliminados.
 

Lisboa Navigators

Os Lisboa Navigators controlam o seu destino, precisam de vencer os Salgueiros Renegades e garantem o acesso aos playoffs. Caso o consigam e visto que têm vantagem no confronto direto contra Renegades, Devils e/ou Crusaders ficam com uma posição de privilégio para jogarem em casa nos playoffs.
 
Caso percam com os Renegades, os Navigators ficam com total foco no jogo entre Crusaders e Devils onde apenas o empate nesse jogo os pode eliminar da fase a eliminar. 
 
Um cenário muito Las Vegas Raiders contra Los Angeles Chargers no final da fase regular da temporada de 2021 da National Football League.
 

Lisboa Devils e Cascais Crusaders

O cenário para os Lisboa Devils e Cascais Crusaders é praticamente idêntico.
 
As duas equipas controlam o seu destino e o jogo entre as duas equipas marcado para o dia 25 de maio às 19h é um jogo de playoffs porque o vencedor apura-se para os playoffs e o perdedor está eliminado.
 
O cenário onde ambas podem passar seria num hipotético empate, mas apenas caso os Renegades vençam os Navigators.
 

Método de desempate

Para conhecimento comum caso tenhamos um empate entre duas ou mais equipas no número total de vitórias o desempate é feito da seguinte forma:
 
a) Pelo confronto direto;
b) Menor número de derrotas;
c) Pela maior % de vitórias-derrotas na totalidade dos jogos disputados entre as equipas empatadas;
d) Pela maior diferença entre o número de pontos marcados e sofridos na totalidade dos jogos disputados entre as equipas empatadas;
e) Pelo maior número de touchdowns marcados na totalidade dos jogos disputados entre as equipas empatadas;
f) Pelo menor número de pontos sofridos na totalidade dos jogos disputados entre as equipas empatadas;
g) Pelo maior número de pontos marcados fora de casa na totalidade dos jogos disputados entre as equipas empatadas;
h) Pela maior diferença entre o número de pontos marcados e sofridos em todos os jogos disputados na fase regular;
i) Pelo maior número de touchdowns marcados em todos os jogos disputados na fase regular;
j) Pelo maior número de pontos sofridos em todos os jogos disputados na fase regular;
k) Pelo maior número de pontos marcados fora de casa em todos os jogos disputados na fase regular;
l) Através da realização de um “minijogo” de desempate, jogado em terreno neutro, com as regras presentes no presente regulamento (se apenas existirem duas equipas empatadas)
 
Tudo em aberto quando entramos na reta final da 14ª edição da Liga Portuguesa de Futebol Americano pelo que vamos ver aquilo que nos está reservado.

Partilhar :