Crusaders e Devils seguem invictos

A 15ª edição da Liga Portuguesa de Futebol Americano segue a bom ritmo quando já estamos na segunda metade da fase regular, catorze dos vinte e um jogos já foram disputados sendo que já tivemos muitas respostas entregues mas algumas perguntas ainda estão bem vivas.

Na última jornada tivemos os Lisboa Devils e Cascais Crusaders a continuarem a sua senda invicta vencendo os seus respectivos jogos e ambas seguem com quatro jogos disputados, quatro vitórias, e parece que o grande final da fase regular está reservado quando estas duas equipas se defrontarem no primeiro fim-de-semana de Abril.

Lisboa Devils afundam os Lisboa Navigators

Nesta jornada havia grande interesse em perceber como as duas equipas da capital se iriam defrontar em campo, o último jogo entre as duas foi na final da 14ª edição da competição e o jogo ficou decidido por apenas um ponto a favor dos Devils.

Os Devils entraram em campo muito arrumados na perspectiva defensiva e, ofensivamente, foram capazes de ir impondo o seu jogo com o grande protagonista a ser Jesuíno “Juzz” Furtado que marcou três touchdowns na primeira parte do jogo, ao intervalo o resultado era de 19-0 a favor dos diabos da capital.

Os Navigators ainda conseguiram entrar na disputa pelo jogo com uma forte entrada para a segunda parte com touchdown do recém quarterback Nuno Rodrigues e do runningback Jardel Araújo, no entanto o inevitável “Juzz” apareceria uma vez mais para fazer o seu quarto touchdown do jogo e acabar por confirmar a vitória dos Devils pelo resultado final de 26-13.

Com esta derrota os Navigators continuam ainda a depender apenas deles para chegarem à fase a eliminar da competição, mas para isso precisam de encontrar forma de serem muito mais esclarecidos na perspectiva ofensiva algo que tem sido o calcanhar de Aquiles da equipa ao longo de mais uma temporada.

Cascais Crusaders em “chuva de touchdowns” contra Lisboa Bulldogs

Os Cascais Crusaders entravam para este jogo contra o último classificado da LPFA com expectativa de conseguirem uma vitória tranquila, mas tiveram de suar porque os Lisboa Bulldogs conseguiram talvez o jogo mais bem conseguida da sua temporada, apesar de quem assistir ao jogo sair com a sensação que os Crusaders estiveram sempre em controlo da partida.

O grande protagonista da partida foi o runningback dos Crusaders, Paulo Alves, que defrontava a sua antiga equipa e acabou por lhes servir uma bandeja com quatro touchdowns ao longo da partida e sempre com uma intensidade muito própria cada vez que corria com a bola.

Ao intervalo o jogo estava pelo resultado de 14-6 mas na segunda parte tivemos então uma “chuva de touchdowns” com o quarterback dos Bulldogs, Nuno Represas a ser o protagonista com um de corrida juntamente com Pedro Monteiro, runningback dos Bulldogs, que acabou igualmente por somar um para a sua conta pessoa.

Igualmente, destaque individual para o quarterback dos Crusaders, Matias Manuel, que lançou dois touchdowns para o colega Bernardo Carvalho e, na segunda parte do jogo teve uma corrida fantástica de mais de 50 jardas que ficou às portas da linha final da partida, da zona do touchdown.

O resultado final acabaria por ser 41-24 para os Crusaders que seguem assim invictos e com um pé na fase a eliminar, já os Bulldogs estão praticamente eliminados e encontram-se na última posição da tabela classificaria.

O que se segue na competição

Das sete equipas em competição, duas delas (Devils e Crusaders) estão com um pé garantido na fase a eliminar, duas delas (Mutts e Bulldogs) estão praticamente eliminados e temos duas vagas a serem disputadas pelos Lisboa Navigators, Braga Warriors e Salgueiros Renegades.

Existe grande interesse em perceber nas próximas jornadas quem se irá apurar bem como perceber quem irá acabar no primeiro lugar com o embate entre Lisboa Devils e Cascais Crusaders marcado para 5 de Abril a ser um dos jogos mais antecipados da fase regular.

No próximo fim-de-semana iremos ter os Maia Mutts a receber os Braga Warriors no dia 15 de Março às 15h no Complexo Municipal das Cutamas, uma vitória para os Warriors garante-lhes os playlffs, uma vitória para os Mutts deixa-os “sonhar” com o que resta da fase regular, um grande jogo em perspectiva.

Podem ficar a saber tudo sobre Futebol Americano em Portugal no site oficial da federação portuguesa de Futebol Americano e no Tudo sobre Futebol Americano.

Fotografias: Lemon Pie – Andrea (Capa) & Timóteo Josué (Artigo)

Partilhar :