O Futebol Americano em Portugal está de regresso

O mês de Janeiro marca o arranque da 15ª edição da Liga Portuguesa de Futebol Americano. Ao longo dos próximos cinco meses, sete equipas, espalhadas por Portugal, irão disputar o título de campeão de Futebol Americano português.

As equipas que vão entrar em campo ao longo desta edição concentram-se na capital, os Lisboa Bulldogs, Lisboa Devils e Lisboa Navigators. Também na região de Lisboa temos os Cascais Crusaders, e as três equipas que acabam por compor o elenco situam-se mais a norte, os Salgueiros Renegades e Maia Mutts a representarem a região do Porto, e os Braga Warriors como a equipa mais a norte de Portugal.

Com catorze edições concluídas os títulos nacionais estão distribuídos da seguinte forma: Lisboa Navigators com 6 títulos (2010 a 2015), Lisboa Devils 4 títulos (2016, 2017, 2019 e 2024), Cascais Crusaders 2 títulos (2022 e 2023).

Arranque de Campeonato - Mutts vs Devils

Os actuais campeões em título, os Lisboa Navigators, viajaram até casa dos Maia Mutts para aquele que seria o jogo de arranque desta edição. Num jogo bem disputado a equipa de Lisboa mostrou continuidade do seu trabalho ofensivo com destaque aos passes exuberantes do quarterback Bernardo Solipa, às corridas estonteantes de Jesuíno “Juzz” Furtado e aos passes recebidos do mais recém reforço da equipa, o norte-americano Jordan Vieira.

Do lado da equipa da Maia que tinha ganho apenas um dos seis jogos disputados na temporada anterior, o grande destaque foi para a performance do eletrizante quarterback Arthur Faria que conseguiu dar uma luta valente contra a defesa dos Devils, mas nunca conseguiu realmente acompanhar o poderio ofensivo da equipa da capital.

O resultado final foi pelo parcial de 41-19 e os Devils começam o seu caminho de reconquista com uma vitória bem conseguida ao longo de quatro quartos de jogo, com destaque para os três touchdowns recebidos de Jordan Vieira.

A rivalidade - Renegades vs Bulldogs

Naquela que é vista como uma das rivalidades mais recentes em Portugal, os Salgueiros Renegades recebiam os Lisboa Bulldogs que com um novo treinador principal, o jovem Hugo Amaral, começavam a temporada com uma deslocação complicada.

O jogo foi disputado a um “passo lento”, ambas as equipas a cometerem muitos erros de execução, o que acabaria por premiar o trabalho defensivo e levar o jogo a ter poucos pontos. 

Os Bulldgs conseguiram manter o jogo próximo durante grande parte do jogo, em particular com o passe que Nuno Represas fez para Roberto Tavares que o levaria a correr campo inteiro, naquela que seria a jogada mais explosiva de todo o encontro. No entanto os Renegades acabariam por selar a vitória depois de um touchdown defensivo de Gonçalo Silva.

O resultado final foi de 17-7 e a rivalidade entre as duas equipas começa a pender para um sucesso mais evidente da equipa do norte do país.

“Oportunidade de Vingança” - Crusaders vs Warriors

Os Cascais Crusaders que foram a grande desilusão da temporada anterior, falhando os playoffs depois de dois títulos consecutivos, começavam a sua campanha diante dos Braga Warriors que na temporada transacta foram a casa dos Crusaders vencer pelo registo de 14-0.

O jogo foi bem disputado do início ao fim, e como se previa, acabaria por ser um jogo decidido pelos (muito) pequenos detalhes. A equipa dos Warriors começou o jogo na liderança com uma corrida de Vítor Mendes que após evitar algumas placagens correu mais de 60 jardas para o touchdown.

A resposta dos Crusaders foi de três touchdowns consecutivos, o primeiro numa corrida de Paulo Alves, recém aquisição da equipa depois de mudar dos Bulldogs para os Crusaders, e com dois passes impressionantes do quarterback e líder Matias Manuel, para Pedro Balle que assumiu o papel de protagonista ao longo do jogo.

A equipa dos Warriors fez um trabalho fantástico já no último quarto do jogo e acabaria por marcar dois touchdowns, um com passe do quarterback Tiago Ranhada para Rafael Pato, outro numa corrida do próprio Tiago Ranhada que mostra que está 100% recuperado de uma lesão que teve no último jogo da sua equipa na época anterior.

No final do dia a grande diferença foi a incapacidade dos Warriors em fazer os pontos extra, ou conversão de dois pontos, que acabou por ditar uma vitória dos Crusaders pelo registo de 21-19 e, com isso, um sabor de vingança a ser entregue.

Os próximos jogos…

O Futebol Americano em Portugal continua com mais dois jogos no fim-de-semana de 25 e 26 de Janeiro, no sábado os Lisboa Devils recebem os Salgueiros Renegades e no domingo os Lisboa Navigators recebem os Maia Mutts.

Podem ficar a saber tudo sobre este desporto em Portugal na página do Tudo sobre Futebol Americano ou na página oficial da Federação Portuguesa de Futebol Americano.

Partilhar :