É muito raro termos segundas oportunidades na vida, mas os Philadelphia Eagles receberam uma ao encontrarem os Kansas City Chiefs pela segunda vez, no espaço de três anos, na 59ª edição do Super Bowl.
O desfecho da 57ª edição do Super Bowl viu os Kansas City Chiefs levantarem o troféu Lombardi depois de uma vitória com o resultado final de 38-35 naquele que seria o terceiro Super Bowl com mais pontos marcados na história da competição.
Por outro lado, é igualmente raro, ou devo mesmo dizer inédito, aquilo que podemos ver do lado dos Kansas City Chiefs que é uma oportunidade real de ganharem o terceiro Super Bowl consecutivo, depois da conquista diante dos Eagles em 2022, os Chiefs venceram os San Francisco 49ers no ano seguinte, na realização da 58ª edição do Super Bowl.
O que nos diz a história ….
Na história da NFL tivemos até agora oito cenários onde uma equipa teve a oportunidade de ganhar três Super Bowl consecutivos, mas todas essas equipas acabaram por falhar, inclusive os Chiefs já foram onde nenhuma das outras equipas conseguiram ir, até ao terceiro Super Bowl consecutivo.
Patriots 2003-2005: Depois de duas conquistas largamente atribuídas ao sucesso defensivo dos Patriots, a equipa de Tom Brady acabaria por cair na ronda divisional em 2005 quando se teve de deslocar a casa dos Denver Broncos.
Denver Broncos 1997-1999: Depois de John Elway ter conquistado dois Super Bowl consecutivo, o quarterback estrela decide reformar-se e o seu substituto, Brian Griese, ficou bem longe das expectativas e os Broncos nem aos playoffs foram.
Dallas Cowboys 1992-1994: O trio talentoso de Troy Aikman, Emmitt Smith e Michael Irvin dominava a NFL, com dois Super Bowl conquistados, ambos diante dos Buffalo Bills, a equipa acabaria por trocar de liderança com a saída de Jimmy Johnson e entrada Barry Switzer, algumas dificuldades de adaptação levaram a equipa a cair nos playoffs, na ronda divisional, diante dos San Francisco 49ers.
San Francisco 49ers 1988-1990: Vivia-se na época dourada de Bill Walsh e Joe Montana, a equipa entrava para o terceiro ano em busca do terceiro Super Bowl, mantinham-se como o ataque mais bem classificado da NFL, mas encontraram a melhor defesa da NFL no final de conferência, os New York Giants de Bills Parcells e a equipa dos Giants ganharia o jogo 15-13 sem marcar qualquer touchdown.
Pittsburgh Steelers 1978-1980: Os Steelers ganharam quatro títulos entre 1974 e 1979, no entanto quando tentaram fazer o terceiro consecutivo no ano de 1980, acabaram por falhar a fase dos playoffs terminando com um registo de 9 vitórias e 7 derrotas.
Pittsburgh Steelers 1974-1976: Ainda dentro da década da dinastia do Steelers, dinastia construída muito pelo trabalho defensivo que protagonizavam no relvado, os Steelers acabaram por encontrar no final de conferência os Oakland Raiders de John Madden e acabariam por perder de forma esclarecedora ainda que com muitas ausências de jogadores estrela.
Miami Dolphins 1972-1974: Os Dolphins de 1972 são a única equipa na história da NFL a conseguir uma época perfeita (17-0), no entanto quando tentaram ganhar o terceiro Super Bowl consecutivo em 1974, acabariam por tombar na ronda divisional diante dos Oakland Raiders.
Green Bay Packers 1966-1968: Os Packers venceram os dois primeiros Super Bowl da história da NFL com a liderança de Vince Lombardi, no entanto após o histórico treinador se ter reformado, o seu sucessor Phil Bengtson, acabaria por terminar a sua primeira temporada 6-7-1 e os Packers durante 25 anos ganhariam apenas um jogo de playoffs.
O que nos diz esta temporada…
Esta temporada diz-nos que os Kansas City Chiefs tem sido uma equipa que tem ganho os seus jogos utilizando acima de tudo o seu intelecto e capacidade de adaptar os seus planos de jogo aos seus adversários, sempre de forma pensada e estratégica.
Podemos encontrar ao longo do caminho jogos onde os Chiefs demonstraram desconforto ofensivo, onde cometeram erros e tiveram dificuldade em lidar com determinadas situações, no entanto na face da adversidade encontramos também uma equipa que se adaptou e encontrou sempre forma de sobreviver, e de ganhar 13 dos últimos 14 jogos que interessavam.
Esta temporada também nos diz que os Philadelphia Eagles têm sido uma equipa que depois da sua semana de descanso, na quinta semana da temporada, encontrou uma forma de ganhar jogos que foi levar constantemente os seus adversários a sofrerem uma “morte lenta”, ao longo de quatro quartos de futebol americano, mantiveram sempre o jogo próximo a nível de resultado e, em particular nos instantes finais da partida, aplicavam o seu golpe final e ganhavam.
Os Eagles fizeram uso do seu músculo ofensivo, a sua capacidade de correr a bola, controlar o relógio e jogar futebol americano fundamentalmente esclarecedor. Na perspectiva defensiva, foram dominantes e adaptaram-se bem, com isso ganharam 15 dos últimos 16 jogos da temporada.
Quais serão os principais duelos dentro do relvado?
Temos muitos duelos que podemos destacar mas vou mencionar os cinco que para mim podem decidir o rumo deste jogo, quer pelo que acontece dentro do relvado, quer por aquilo que são as expectativas inerentes ao jogo.
1. Andy Reid vs Vic Fangio
Ambos são dois treinadores que para mim merecem fazer parte do Hall of Fame da NFL, mas Andy Reid obviamente merece mais destaque depois de ter finalmente encontrado em Patrick Mahomes o principal prolongamento dos seus ideais de jogo dentro do relvado.
A nível histórico sabemos que Vic Fangio costuma ter dificuldades contra Mahomes, perdeu oito dos oito jogos disputados, nunca ganhou, mas também nunca teve as ferramentas e talento como tem à sua disposição no plantel dos Eagles
2. Linha Defensiva dos Eagles (Jalen Carter) vs Linha Ofensiva dos Chiefs (Joe Thuney)
Jalen Carter já é falado como o sucessor de Aaron Donald como o jogador defensivo mais disruptivo no interior da linha defensiva, e Joe Thuney segue a par e passo para se tornar o senhor dos anéis com a oportunidade de ganhar o seu quinto Super Bowl da carreira em nove temporadas na NFL.
Ambos são os líderes das suas respectivas unidades, ambos são os melhores jogadores, e para mim passará por eles definir o tom com que cada uma das unidades se irá estabelecer no jogo.
3. Travis Kelce vs Zach Baun
Ninguém sabe se este será o último jogo da carreira de Kelce, mas todos sabemos que o final está próximo por tudo aquilo que vimos (ou não vimos) ao longo da temporada pelo atleta dos Chiefs.
Do outro lado temos em Zach Baun umas das histórias mais bonitas da temporada, de um jogador que quando encontra o treinador certo, no sistema certo, no momento certo, se pode tornar um dos melhores jogadores da NFL. É um Kelce a caminhar para o final e um Baun a projetar um novo e bom futuro, será um duelo fundamental no xadrez deste Super Bowl.
4. Jalen Hurts + Saquon Barkley vs Steve Spagnoulo
Steve Spagnoulo tem revelado ser um verdadeiro guru defensivo, muito provavelmente o maior mestre defensivo da história da NFL após Bill Belichick. A forma como encontra ideias de jogo, como as coloca em prática, como esconde tendências e maximiza os seus recursos, é algo histórico e que o faz também como um mais que provável membro do Hall of Fame da NFL quando a sua carreira terminar.
No entanto não creio que tenha encontrado algo como Jalen Hurts e Saquon Barkley pela frente, que juntamente com a melhor linha ofensiva da NFL diante deles fizeram uma temporada histórica onde foram sempre vencendo pelo cansaço os seus adversários, de forma dominante.
Olho para este desafio de Steve Spagnoulo como os 12 trabalhos de Hércules todos juntos e, a missão do coordenador defensivo dos Chiefs será encontrar forma de por termo a esta herculeana penitência que se tem visto ao longo da temporada.
5. Patrick Mahomes vs O Legado
Não existe nada mais norte-americano do que construir algo que nunca existiu, ver isso tornar-se algo inédito, algo nunca visto, apreciar todo o caminho, para depois ver isso cair da maior montanha de expectativas alguma vez criada. Creio que será este o grande peso que existe sobre Patrick Mahomes, peso esse aliado ao facto de os Chiefs serem a equipa que mais perto ficou de escrever história ao conquistar três Super Bowl consecutivos.
Olhando para o rumo da carreira de Mahomes encontramos alguém que nunca se mostrou assoberbado pelo momento, sentiu a pressão de uma forma negativa, ou que não tenha conseguido encontrar forma de suceder, com excepção da 55ª edição do Super Bowl quando Todd Bowles e os Buccaneers conseguiram montar o “plano perfeito”.

Então quem irá vencer?
Como se costuma dizer, prognósticos só no final do jogo mas vamos descobrir o grande vencedor deste Super Bowl no próximo dia 9 de Fevereiro com o jogo a ter transmissão na DAZN1 com os comentários em português de André Amorim, Pedro Fernandes e Nuno Félix.
Também podem acompanhar a transmissão original na plataforma da DAZN subscrevendo apenas por 0.99€.